Festival de Cinema de Aventura
 

 Filmes à noite, conversas durante o dia.

 
topo_programa_1.jpg
 

Todas as noites projectamos no interior do mercado os melhores filmes de viagem e aventura. Durante o dia junta-te a nós para uma programação de conversas, festas, oficinas, apresentações e muito mais.

 
 
 

QUINTA-FEIRA,
12 SETEMBRO

21H30 - 23H30 ( FILMES )
1ª SESSÃO DE CINEMA AVENTURA
INTERIOR DO MERCADO DE MATOSINHOS | ENTRADA LIVRE

When We Were Knights
Anson Fogel - 12 min

Cold
Corey Richards - 18 min

Ace and the Desert Dog
Brendan Leonard - 9 min

The Rhino Guardians
Dan Sadgrove - 6 min

Alaska DGAF
David Freid - 10 min

The Current
Le Joy - 23 min

Mountain Monks
Fritz Schumann - 10 min

sabe mais sobre os filmes

 
 
 

SEXTA-FEIRA,
13 SETEMBRO

10H00 ( REALIDADE VIRTUAL )
ABERTURA ESPAÇO SAMSUNG: FREE SOLO

MANIFESTO | ENTRADA LIVRE

Um bom filme consegue fazer-nos esquecer as preocupações do dia-a-dia e levar-nos numa aventura por diferentes cenários e histórias. Numa iniciativa conjunta com a Samsung, criámos, no Manifesto, um espaço de realidade virtual que promete levar esta sensação de envolvencia ainda mais longe. Ao longo do dia de hoje, estará em loop o filme “Free Solo 360º” da National Geographic. Prepara-te, coloca os óculos de realidade virtual, e embarca nesta experiência de escalada pelo lendário El Capitan com Alex Honnold.

11H00 - 12H00 ( fotografia )
INAUGURAÇÃO Exposição “KUMBh MELA”
com eduardo leal e Dânia Rodrigues

GALERIA MANIFESTO | ENTRADA LIVRE

Durante dois meses, o fotógrafo Eduardo Leal esteve na Índia a retratar o Kumbh Mela, o principal festival de hinduísmo e o maior festival religioso do mundo. Lá, captou a vida de um Sadhu. Vem conhecer, em primeira mão, este trabalho de fotografia documental e aproveita para conversares com o Eduardo Leal sobre a sua experiência no terreno.

APROVEITA A OFERTA DE RESTAURAÇÃO DO MERCADO DE MATOSINHOS PARA O TEU ALMOÇO.

15H00 - 16H00 ( apresentação )
“FJÄLLRÄVEN POLAR” POR RICARDO CARVALHO

MANIFESTO | ENTRADA LIVRE

A Fjällräven Polar é uma expedição de trenó pelo Círculo Polar Ártico que leva amadores de todos os pontos do planeta numa dura viagem de 300 km. Numa conversa informal, o alpinista Ricardo Carvalho irá falar-nos da sua experiência nesta jornada. Vem assistir a esta apresentação e fica a conhecer os desafios e gratificações desta expedição.


16H30 - 17H30 ( FILME )
EXIBIÇÃO "THAR-UA" COM JOÃO GARCIA
GALERIA MANIFESTO | ENTRADA LIVRE

A palavra tibetana Thar-Ua significa “superada” e dá nome ao documentário do João Garcia. Nele, o alpinista expõe os desafios de quatro atletas que tiveram que superar obstáculos impensáveis para se manterem vivos. Em “Thar-Ua”, João Garcia, Ferran Latorre, Alex Txikon e Nuria Dicks partem numa jornada emocional que os leva a enfrentar os seus medos, alegrias, sentimentos e pensamentos. Depois do filme, convidamos-te a fazeres perguntas ao João Garcia sobre esta grande jornada.


18H00 - 19H00 ( CONVERSA )
OS BASTIDORES DO “BBC BLUE PLANET”
COM NUNO SÁ
GALERIA MANIFESTO | ENTRADA LIVRE

Já tiveste curiosidade sobre como são realizadas as filmagens da série “BBC Blue Planet”? Nuno Sá integrou a equipa de filmagens da série “Blue Planet 2”, sendo responsável pelas imagens sub-aquáticas dos Açores e da Noruega. Nesta conversa, o Nuno Sá partilha connosco a sua experiência e mostra-nos como conseguiu captar a vida de algumas das mais extraordinárias criaturas marinhas do mundo. Aparece e fica a conhecer o processo por detrás desta série vendedora de um BAFTA e de um Emmy.

APROVEITA A OFERTA DE RESTAURAÇÃO DO MERCADO DE MATOSINHOS PARA O TEU JANTAR.

21H30 - 23H30 ( FILMES )
2ª SESSÃO DE CINEMA AVENTURA

INTERIOR DO MERCADO DE MATOSINHOS | ENTRADA LIVRE

Nunca é Tarde
Carlos Carneiro - 13 min

People Water
Forest Woodward - 23 min

Sand in the Sky
Gnarly Bay - 4 min

TrainSurfers
Adrien Cothier - 14 min

China: A Skier's Journey
Jordan Manley - 16 min

The Kingdom
Matthew Firpo - 5 min

sabe mais sobre os filmes

 
 
 

SÁBADO,
14 SETEMBRO

9H00 - 13H00 ( INTERVENÇão )
WWF “FISH FOWARD”
MERCADO DE MATOSINHOS | ENTRADA LIVRE

A WWF vai estar no interior do Mercado de Matosinhos a apresentar o Fish Forward, um projecto que pretende chamar a atenção para os impactos da pesca não sustentável. Sabias que, ao escolheres um determinado tipo de peixe, isso vai ter impacto na família de um pescador e nos stocks de peixe de países em desenvolvimento? A WWF quer manter-te informado e, para isso, vai estar durante toda a manhã a distribuir o seu guia de consumo de pescado. Aproveita esta iniciativa para tirares as tuas dúvidas.

9H00 - 12H00 ( intervenção )
INTERVENÇÃO URBANA COM OS BONS SELVAGENS

MANIFESTO | gratuito, sujeito a inscrição

A natureza em Portugal precisa de ser preservada. Nesta ação de sensibilização para a proteção do meio natural, os Bons Selvagens afixam nas ruas vários cartazes com o propósito de aproximar a natureza do território urbano. Com recurso a imagens produzidas pelo coletivo para o efeito - compostas por fotografias recolhidas nos percursos realizados até à data, e posteriormente trabalhadas de forma artística - queremos relembrar que a proteção e preservação dos nossos recursos naturais dependem de nós. Junta-te aos bons selvagens e sê um activista pela proteção da natureza.
Inscrição limitada a 10 pessoas

10H00 ( realidade virtual )
ABERTURA ESPAÇO VR: ROHINGYA

MANIFESTO | ENTRADA LIVRE

No terceiro dia do festival, o nosso espaço de realidade virtual, uma iniciativa conjunta com a Samsung, estará a passar o vídeo “Rohingya” de Octávio Costa e Rui Batista. Este projeto foi filmado naquela que já foi a segunda maior selva do Bangladesh e que hoje é o maior campo de refugiados do mundo — onde vivem mais de um milhão de rohingyas. Ao colocares os óculos de realidade virtual da Samsung, vais poder conhecer uma realidade que não te é próxima, mas que esperamos que aumente o teu sentido crítico.

10h00 - 13h00 ( OFICINA )
animação para crianças: stop motion

MANIFESTO | Sujeito a inscrição de 5€

Nas oficinas de animação dirigidas aos mais novos vamos perceber como no cinema é criada a ilusão do movimento. Entre amigos e numa dinâmica de colaboração criativa pontuam-se três momentos que dão asas à imaginação!
Após uma breve abordagem à técnica stop motion, cada criança realizará retratos animados e personagens em movimento através da captura e combinação de fotografias.
Inscrição limitada a 10 crianças,
com idades entre os 5 aos 12 anos

10H00 - 13H00 ( Masterclass )
“TRAVEL JOURNALISM” COM NATHAN THORNBURGH
GALERIA MANIFESTO | LIMITADA A 20 LUGARES

ESGOTADO
Nathan Thornburg acredita que quanto mais aprendemos, melhor viajamos. Foi com esta máxima em mente que fundou o Roads & Kingdoms depois de ter estado a trabalhar durante 10 anos como editor e correspondente estrangeiro da revista TIME. Nathan produziu para a CNN a plataforma “Anthony Bourdain: Explore Parts Unknown”, vencedora de um Emmy. Ao longo desta formação vamos analisar a abordagem da Roads & Kingdoms à narrativa de viagem. Da construção da história à sua distribuição. Debatendo também onde está a fronteira entre jornalismo e o entretenimento.

11H00 - 12H00 ( CONVERSA )
“transformar uma ideia numa narrativa” COM FUMAÇA
ESPAÇO FUJIFILM | ENTRADA LIVRE

Num mundo mediático cada vez mais dominado por meios dependentes de grandes grupos económicos, existe ainda espaço para o jornalismo progressista e dissidente. Nesta conversa, a equipa de jornalistas do Fumaça partilha connosco as ferramentas que lhes permitem manter um projeto editorial que dá voz a narrativas fora do circuito principal de informação, numa conversa que abordará desde as decisões editoriais até aos métodos de financiamento. Assiste a esta apresentação e fica à conversa com os Fumaça sobre as novas formas de contar histórias.

12H00 - 13H00 ( filme )
exibição “RIOS D’OURO” com a RIOS LIVRES/GEOTA
ESPAÇO FUJIFILM | ENTRADA LIVRE

João Labrincha e Jorge Pelicano apresentam o filme Rios d’Ouro, que nos alerta para o desaparecimento dos rios portugueses pela força da intervenção humana, mostrando, em imagens espetaculares, tudo o que arriscamos quando não agimos para os salvar. Este documentário, produzido pela P35 para a Rede Douro Vivo, foca-se no lado humano do Rio Douro e dos seus afluentes, rios com uma enorme influência na vida das pessoas e da natureza que os rodeiam. No final da apresentação, desafiamos-te a questionares os oradores sobre como podes ter um impacto positivo na proteção dos nossos rios.

12H00 - 13H00 ( debate )
“O NOSSO IMPACTO ENQUANTO VIAJANTES”
MANIFESTO | ENTRADA LIVRE

Quando viajamos, somos turistas, a contribuir para o aumento da gentrificação e destruição das cidades, ou viajantes curiosos com vontade de preservar a essência dos lugares que visitamos? Neste debate, moderado pelo Pedro On The Road questionamos as diferenças na forma como viajamos e deixamos a questão: Como podemos continuar a correr o mundo, sem comprometer o modo de vida e a cultura de uma região?

APROVEITA A OFERTA DE RESTAURAÇÃO DO MERCADO DE MATOSINHOS PARA O TEU ALMOÇO.

15H00-16H00 ( CONVERSA )
evereste, no topo do mundo

GALERIA MANIFESTO | ENTRADA LIVRE

Esta primavera uma fotografia com uma fila de pessoas a chegar ao cume do Evereste tornou-se novamente viral. Nessa mesma altura o alpinista amador Rui Silva tornava-se no 5º português a chegar ao cume da montanha. O Rui subiu até ao ponto mais alto do mundo, movido pela sua paixão, numa expedição comercial. Há uma ética para o alpinismo? Qual o papel da agências de aventura na massificação da montanha? E qual o impacto (positivo e negativo) deste negócio na comunidade local? Uma conversa frontal e honesta, aberta a todos os que queiram colocar as suas questões.

15H00-16H00 ( LIVE PODCAST )
“rohingyas: UMA NOVA FORMA DE CONTAR a sua HISTÓRIA”

Espaço fujifilm | ENTRADA LIVRE

Quando os jornalistas Octávio Costa e Rui Barbosa partiram para o Bangladesh, para contar a história do povo Rohingyas, levaram com eles mais do que bloco e uma caneta. Drones, aplicações para gravação de áudio, recursos para filmar em realidade virtual e outras ferramentas de comunicação, serviram para criar uma narrativa rica e envolvente. Hoje, ao longo da gravação ao vivo de um episódio para o Mudo Podcast, o Octávio Costa e Rui Barbosa Batista falam sobre estas novas ferramentas de comunicação e sobre as plataformas que usam para criar narrativas de viagem apelativas. Vem assistir e participar nesta conversa, ficamos a contar com a tua participação para tornar este podcast ainda mais dinâmico.

15h00 - 18h00 ( OFICINA )
animação para crianças: brinquedos opticos

MANIFESTO | Sujeito a inscrição de 5€

Nas oficinas de animação dirigidas aos mais novos vamos perceber como no cinema é criada a ilusão do movimento. Entre amigos e numa dinâmica de colaboração criativa pontuam-se três momentos que dão asas à imaginação!
A partir da exploração de alguns dos brinquedos ópticos mais populares no séc. XIX, serão criadas pequenas narrativas em desenho sequencial.
Inscrição limitada a 10 crianças,
com idades entre os 5 aos 12 anos

16H00 - 17H00 ( apresentação )
TRILOGIA “TUDO É POSSÍVEL” COM JORGE VASSALLO

MANIFESTO | ENTRADA LIVRE

O escritor Jorge Vassallo, autor do blogue "Fui dar uma volta", apresenta a sua trilogia “Tudo é Possível!” Nos seus livros, ficamos a conhecer a Índia através de personagens enigmáticas, caminhos impossíveis e aventuras inacreditáveis. No segundo volume da trilogia, “O Marajá faz anos”, visitamos Bombaim, lemos sobre as conversas com os velhotes de Goa e descobrimos a magia e as contradições de Varanasi. Aproveita este momento para conversares com o Jorge Vassalo sobre a Índia e sobre as aventuras que ele lá viveu.

17H00-18H00 ( festa )
CERVEJA & VIAGEM COM PEDRO ON THE ROAD

MANIFESTO | ENTRADA LIVRE

Trocamos cervejas por histórias de viagem! Junta-te ao Pedro On The Road para um animado fim de tarde em comunidade. Queremos ouvir as aventuras, peripécias e histórias que tornaram as tuas viagens únicas. Sobe ao palco e mostra-nos porque é que as tuas histórias valem uma cerveja OPO74.

18H00 - 19H30 ( CONVERSA )
“ROADS&KINGDOMS” COM NATHAN THORNBURGH

GALERIA MANIFESTO | ENTRADA LIVRE

Nathan Thornburgh senta-se com o fotógrafo Eduardo Leal para um conversa intimista e aberta sobre o significado de narrativa de viagem. Através das experiências do Nathan com a Roads & Kingdoms e da produção, para a CNN, da plataforma “Anthony Bourdain: Explore Parts Unknown”, gera-se um debate sobre a viagem como protagonista. Esta conversa pretende fazer-te questionar sobre as diferenças entre jornalismo, reportagem e narrativa de viagem.

APROVEITA A OFERTA DE RESTAURAÇÃO DO MERCADO DE MATOSINHOS PARA O TEU JANTAR.

21H30 - 23H30 ( Filmes )
3ª SESSÃO DE CINEMA AVENTURA
INTERIOR DO MERCADO DE MATOSINHOS | ENTRADA LIVRE

Doug Tompkins Wild Legacy
James Q Martin - 12 min

Bare Existence
Max Lowe - 19 min

Queen Maud Land
Cedar Wright - 27 min

Can't Ski Vegas
Joey Schusler - 22 min

sabe mais sobre os filmes

 
 
 

DOMINGO,
15 SETEMBRO

10H00 - 11H00 ( Apresentação )
”MIÚDOS FEITOS DE LIBERDADE” COM FILOMENA MOURA
GALERIA MANIFESTO | ENTRADA LIVRE

Há cada vez mais pais que estão a recorrer ao outdoor e à viagem para educar a próxima geração com base nos valores de descoberta, empatia e conhecimento. Nesta conversa com a Filomena Moura, responsável pela plataforma “Miúdos feitos de liberdade”, ouvimos as suas histórias, dilemas e ideais para uma educação baseada no respeito, na vontade de experimentar e na liberdade.

10H00 ( Realidade virtual )
ABERTURA ESPAÇO VR

MANIFESTO | ENTRADA LIVRE

Para encerrar o espaço de realidade virtual da Samsung, durante o dia de hoje podes assistir ao video “Climbing Giants” da National Geographic. Nesta experiência VR podes acompanhar uma equipa de cientistas até ao topo das árvores do Parque Nacional de Sequoia e Kings Canyon. Estes gigantes com mais de 3.000 anos estão a reagir às alterações climatéricas e este vídeo leva-nos numa viagem pela sua história.

10H00 - 12H00 ( fotografia )
INSTAMEET “O MUNDO NUMA RUA” COM RITA ANDRADE

MANIFESTO | gratuito, sujeito a inscrição

Queremos levar-te numa experiência de viagem, (quase) sem saíres do sítio. Nesta manhã de domingo, vais ser guiado pela Rita Andrade, autora da conta de Instagram @ritandtheworld e nomeada pela revista Fugas como uma das “Dez viajantes portugueses que queremos seguir (até ao fim do mundo)” para um Instameet original. O ponto de encontro é no Manifesto, mas o destino é a Rua Heróis de França. Lá, vamos imaginar que estamos em viagem, e fotografar a rua como se esta fosse uma cidade inteira. Olhos bem abertos e atenção aos detalhes, as vivências desta rua dão para encher uma galeria inteira.
Inscrições limitadas a 15 pessoas.

11H30 - 13H00 ( filme )
ESTREIA DO FILME “MOUNTAIN OF STORMS”

ESPAÇO FUJIFILM | ENTRADA LIVRE

Em 1968, cinco amigos partiram da California em direcção à Patagónia. O objectivo: escalar o implacável Fitz Roy. Percorrendo a rudimentar estrada Pan Americana, vaguearam pela a espinha dorsal da América do Sul, onde surfaram em Chicama e desceram de ski os vulcões do Chile. Chegados a El Chaltén, na Argentina, enfrentaram o terrível clima da Patagónia até que, após 31 dias presos numa gruta de gelo, alcançaram o cume do Fitz Roy. No centro desta aventura estava Doug Tompkins, o fundador da The North Face, e Yvon Chouinard, que viria a criar a marca de roupa Patagónia. O documentário da viagem, filmado pelo Lito Tejada-Flores, definiu uma geração, mas ficou esquecido nos arquivos até agora.

11H30 - 13H00 ( debate )
“O IMPACTO DOS CONTEÚDOS ONLINE NA SUSTENTABILIDADE DOS DESTINOS”

GALERIA MANIFESTO | ENTRADA LIVRE

A Associação de Bloggers de Viagem Portugueses promove um debate sobre o impacto que os criadores de conteúdo de viagens podem ter num determinado destino. Através da discussão de temas como a geolocalização, e da análise de casos reais, este painel pretende fomentar a reflexão sobre as consequências daquilo que partilhamos online quando viajamos.

11H30 - 13H00 ( CONVERSA )
“A CONSERVAÇÃO DE NATUREZA EM PORTUGAL”

MANIFESTO | ENTRADA LIVRE

Nesta conversa dedicada à Conservação de Natureza em Portugal, juntamos personalidades de destaque do movimento ambientalista nacional para um debate sobre o que melhor se faz no país, os principais desafios na conservação e o papel dos cidadãos nesta causa. Junta-te a nós e descobre como podes, também tu, ter um papel activo na preservação da natureza em Portugal.

APROVEITA A OFERTA DE RESTAURAÇÃO DO MERCADO DE MATOSINHOS PARA O TEU ALMOÇO.

15H00 - 16H00 ( apresentação )
“ONE person army” POR GUIGA PIRÁ
GALERIA MANIFESTO | ENTRADA LIVRE

As histórias que normalmente ouvimos são as de sucesso. Feitos gloriosos de fotógrafos e videografos conceituados que nos mostram que tudo é possível. Nesta apresentação queremos mostrar o caminho, nem sempre fácil, para se chegar a esse sucesso. Guiga Pirá está a fazer esta jornada e partilha, de uma forma honesta e crua, como é a sua vida de freelancer. No fim de 2018 o Guiga esteve no Brasil a filmar o seu novo filme e está neste momento na fase de edição. Ao longo desta conversa, vai falar do que o motiva a investir o seu tempo em filmes sobre causas ambientais, das dificuldades de financiamento e do desafio que é estar no terreno, sozinho, a tentar levar tudo a bom porto.

15H30 - 16H30 ( CONVERSA )
“MULHERES EM VIAGEM”
MANIFESTO | ENTRADA LIVRE

Viajar sozinha é uma experiência única, sem nada de assustador. Neste painel, Filipa Chatillon senta-se com a Berta BB Couto e com a Ana Mineiro para falar sobre o que significa viajar enquanto mulher. Uma conversa que promete desmistificar medos e abrir horizontes. No final, desafia a Filipa, a Berta e a Ana a partilharem as suas experiências sobre a primeira vez que viajaram sozinhas.

16H30 - 17H30 ( CONVERSA )
“LE~JOY” COM JOÃO SOUSA
GALERIA MANIFESTO | ENTRADA LIVRE

João Sousa é um realizador e fotógrafo que usa o surf para exprimir o seu lado mais criativo. Nesta conversa, o João Sousa, aka Le Joy, leva-nos pelo seu universo e processo de criação. No seu estúdio, alia-se a criativos de diferentes áreas para colaborações no âmbito da multimédia em projetos editoriais e comerciais. Assiste a esta conversa e descobre como podes transformar os teus interesses, em matéria-prima para novos projetos.

16H30 - 17H30 ( CONVERSA )
“BASTIDORES NATIONAL GEOGRAPHIC PORTUGAL”
COM ANTÓNIO CAMPOS
ESPAÇO FUJIFILM | ENTRADA LIVRE

António Luís Campos é um fotógrafo veterano, tendo assinado mais de 50 reportagens para a National Geographic Portugal. Nesta apresentação, o António leva-nos aos bastidores das reportagens, mostrando o processo e as aventuras inerentes à captação destas histórias. Prepara as tuas perguntas e descobre o que é preciso para publicares o teu trabalho em revistas de especialidade.

17H30 - 19H00 ( festa )
FESTA DE ENCERRAMENTO

MONSTER JINX | ENTRADA LIVRE

A crew do Monster Jinxs abre as portas do seu estúdio para a festa de encerramento do festival. Num terraço conhecido por ter uma das melhores vistas sobre Matosinhos, entregamos os prémios para a melhor curta metragem nacional, dentro das temáticas da viagem, do surf, da aventura ou da montanha, com base na escolha do público e do júri. Vem celebrar connosco e terminar esta edição do Festival de Cinema Aventura da melhor maneira.

 
 
20190625_bannerssiteArtboard 1@2x.png