Quinta-feira, 12 Setembro

17h00 - 19h30
Warm Up & Best Of 2018
Chelo Coast House | Entrada livre

Ainda com a cabeça nas boas memórias da edição do ano passado? Junta-te a nós, na Chelo Coast House, e revê uma seleção dos melhores filmes que passaram no festival em 2018. Vamos pôr a conversa em dia, aproveitar o fim de tarde junto à praia e ganhar entusiasmo para três dias dedicados ao cinema, a histórias de viagem e a momentos de partilha e comunidade.

Aproveita a oferta de restauração do Mercado de Matosinhos para o teu jantar.


21h30 - 23h30
1ª Sessão de Cinema Aventura
Mercado de Matosinhos | Entrada livre

Filmes:
anunciar em breve


Sexta-feira, 13 Setembro

10h00
Abertura Espaço VR: Free Solo

Manifesto | Entrada Livre

Um bom filme consegue fazer-nos esquecer as preocupações do dia-a-dia e levar-nos numa aventura por diferentes cenários e histórias. Numa iniciativa conjunta com a Samsung, criámos, no Manifesto, um espaço de realidade virtual que promete levar esta sensação de envolvencia ainda mais longe. Ao longo do dia de hoje, estará em loop o filme “Free Solo 360º” da National Geographic. Prepara-te, coloca os óculos de realidade virtual, e embarca nesta experiência de escalada pelo lendário El Capitan com Alex Honnold.

11h00 - 12h00
Inauguração exposição “Kumbha Mela”

Galeria Manifesto | Entrada Livre

Durante dois meses, o fotógrafo Eduardo Leal esteve na Índia a retratar o Kumbha Mela, o principal festival de hinduísmo e o maior festival religioso do mundo. Lá, captou a vida de um Sadhu. Vem conhecer, em primeira mão, este trabalho de fotografia documental e aproveita para conversares com o Eduardo Leal sobre a sua experiência no terreno.


Aproveita a oferta de restauração do Mercado de Matosinhos para o teu almoço.


15h00 - 16h00
Conversa “Fjällräven Polar” por Ricardo Carvalho

Manifesto | Entrada Livre

A Fjällräven Polar é uma expedição de trenó pelo Círculo Polar Ártico que leva amadores de todos os pontos do planeta numa dura viagem de 300 km. Numa conversa informal, o alpinista Ricardo Carvalho irá falar-nos da sua experiência nesta jornada. Vem assistir a esta apresentação e fica a conhecer os desafios e gratificações desta expedição.


16h30 - 17h30
Apresentação do filme "Thar-Ua" com João Garcia
Galeria Manifesto | Entrada Livre

A palavra tibetana Thar-Ua significa “superada” e dá nome ao documentário do João Garcia. Nele, o alpinista expõe os desafios de quatro atletas que tiveram que superar obstáculos impensáveis para se manterem vivos. Em “Thar-Ua”, João Garcia, Ferran Latorre, Alex Txikon e Nuria Dicks partem numa jornada emocional que os leva a enfrentar os seus medos, alegrias, sentimentos e pensamentos. Depois do filme, convidamos-te a fazeres perguntas ao João Garcia sobre esta grande jornada.


18h00 - 19h00
Os bastidores do “BBC Blue Planet”
com Nuno Sá
Galeria Manifesto | Entrada Livre

Já tiveste curiosidade sobre como são realizadas as filmagens da série “BBC Blue Planet”? Nuno Sá integrou a equipa de filmagens da série “Blue Planet 2”, sendo responsável pelas imagens sub-aquáticas dos Açores e da Noruega. Nesta conversa, o Nuno Sá partilha connosco a sua experiência e mostra-nos como conseguiu captar a vida de algumas das mais extraordinárias criaturas marinhas do mundo. Aparece e fica a conhecer o processo por detrás desta série vendedora de um BAFTA e de um Emmy.

Aproveita a oferta de restauração do Mercado de Matosinhos para o teu jantar.

21h30 - 00h00
2ª Sessão de Cinema Aventura

Interior do Mercado de Matosinhos | Entrada livre


Filmes:
a anunciar em breve

 
 

 
 

Sábado, 14 Setembro

9h00 - 13h00
WWF “Fish Foward”
Interior do Mercado de Matosinhos | Entrada Livre

A WWF vai estar no interior do Mercado de Matosinhos a apresentar o Fish Forward, um projecto que pretende chamar a atenção para os impactos da pesca não sustentável. Sabias que, ao escolheres um determinado tipo de peixe, isso vai ter impacto na família de um pescador e nos stocks de peixe de países em desenvolvimento? A WWF quer manter-te informado e, para isso, vai estar durante toda a manhã a distribuir o seu guia de consumo de pescado. Aproveita esta iniciativa para tirares as tuas dúvidas.

9h00 - 12h00
Intervenção Urbana com os Bons Selvagens

Manifesto | Entrada Livre

A natureza em Portugal precisa de ser preservada. Nesta ação de sensibilização para a proteção do meio natural, os Bons Selvagens afixam nas ruas vários cartazes com o propósito de aproximar a natureza do território urbano. Com recurso a imagens produzidas pelo coletivo para o efeito - compostas por fotografias recolhidas nos percursos realizados até à data, e posteriormente trabalhadas de forma artística - queremos relembrar que a proteção e preservação dos nossos recursos naturais dependem de nós. Junta-te aos bons selvagens e sê um activista pela proteção da natureza.

10h00
Abertura Espaço VR: Rohingya

Manifesto | Entrada Livre

No terceiro dia do festival, o nosso espaço de realidade virtual, uma iniciativa conjunta com a Samsung, estará a passar o vídeo “Rohingya” de Octávio Costa e Rui Batista. Este projeto foi filmado naquela que já foi a segunda maior selva do Bangladesh e que hoje é o maior campo de refugiados do mundo — onde vivem mais de um milhão de rohingyas. Ao colocares os óculos de realidade virtual da Samsung, vais poder conhecer uma realidade que não te é próxima, mas que esperamos que aumente o teu sentido crítico.

10h00 - 13h00
Masterclass “Travel Journalism” com Nathan Thornburgh
Galeria Manifesto | Inscrição obrigatória, limitada a 20 lugares

clique aqui para se inscrever
Nathan Thornburg acredita que quanto mais aprendemos, melhor viajamos. Foi com esta máxima em mente que fundou o Roads & Kingdoms depois de ter estado a trabalhar durante 10 anos como editor e correspondente estrangeiro da revista TIME. Nathan produziu para a CNN a plataforma “Anthony Bourdain: Explore Parts Unknown”, vencedora de um Emmy. Ao longo desta formação vamos analisar a abordagem da Roads & Kingdoms à narrativa de viagem. Da construção da história à sua distribuição. Debatendo também onde está a fronteira entre jornalismo e o entretenimento.

11h00 - 12h00
Conversa “Financiamento Alternativo para Narrativa” com Fumaça
Espaço FujiFilm | Entrada Livre

O mundo está repleto de histórias, mas precisamos de apoio financeiro para investigar, analisar, partir para o terreno e transformar uma ideia numa narrativa com princípio, meio e fim. Nesta conversa, a equipa de jornalistas do Fumaça partilha connosco as ferramentas que lhes permitem manter um projeto editorial financiado de forma alternativa e que dá voz a narrativas fora do circulo mediático da informação. Assiste a esta apresentação e fica à conversa com os Fumaça sobre as novas formas de contar histórias.

12h00 - 13h00
Apresentação do filme “Rios d’Ouro” pela Rios Livres/GEOTA
Espaço FujiFilm | Entrada Livre

O filme Rios d’Ouro alerta-nos para o desaparecimento dos rios portugueses pela força da intervenção humana, mostrando, em imagens espetaculares, tudo o que arriscamos quando não agimos para os salvar. Este documentário, produzido pela P35 para a Rede Douro Vivo, foca-se no lado humano do Rio Douro e dos seus afluentes, rios com uma enorme influência na vida das pessoas e da natureza que os rodeiam. No final da apresentação, desafiamos-te a questionares os oradores sobre como podes ter um impacto positivo na proteção dos nossos rios.

12h00 - 13h00
Debate “O nosso impacto (enquanto viajantes)”
Manifesto | Entrada Livre

Quando viajamos, somos turistas, a contribuir para o aumento da gentrificação e destruição das cidades, ou viajantes curiosos com vontade de preservar a essência dos lugares que visitamos? Neste debate, moderado pelo Pedro On The Road questionamos as diferenças na forma como viajamos e deixamos a questão: Como podemos continuar a correr o mundo, sem comprometer o modo de vida e a cultura de uma região?

Aproveita a oferta de restauração do Mercado de Matosinhos para o teu almoço.

15h00-16h00
Live Podcast “Uma nova forma de contar histórias”

Galeria Manifesto | Entrada Livre

Quando os jornalistas Octávio Costa e Rui Barbosa partiram para o Bangladesh, para contar a história do povo Rohingyas, levaram com eles mais do que bloco e uma caneta. Drones, aplicações para gravação de áudio, recursos para filmar em realidade virtual e outras ferramentas de comunicação, serviram para criar uma narrativa rica e envolvente. Hoje, ao longo da gravação ao vivo de um episódio para o Mudo Podcast, o Octávio Costa e Rui Barbosa Batista falam sobre estas novas ferramentas de comunicação e sobre as plataformas que usam para criar narrativas de viagem apelativas. Vem assistir e participar nesta conversa, ficamos a contar com a tua participação para tornar este podcast ainda mais dinâmico.

16h00 - 17h00
Trilogia “Tudo é Possível” com Jorge Vassallo

Manifesto | Entrada Livre

O escritor Jorge Vassallo, autor do blogue "Fui dar uma volta", apresenta a sua trilogia “Tudo é Possível!” Nos seus livros, ficamos a conhecer a Índia através de personagens enigmáticas, caminhos impossíveis e aventuras inacreditáveis. No segundo volume da trilogia, “O Marajá faz anos”, visitamos Bombaim, lemos sobre as conversas com os velhotes de Goa e descobrimos a magia e as contradições de Varanasi. Aproveita este momento para conversares com o Jorge Vassalo sobre a Índia e sobre as aventuras que ele lá viveu.

17h00-18h00
Cerveja & Viagem com Pedro On The Road

Manifesto | Entrada Livre

Trocamos cervejas por histórias de viagem! Junta-te ao Pedro On The Road para um animado fim de tarde em comunidade. Queremos ouvir as aventuras, peripécias e histórias que tornaram as tuas viagens únicas. Sobe ao palco e mostra-nos porque é que as tuas histórias valem uma cerveja OPO74.

18h00 - 19h30
Conversa “Roads&Kingdoms” com Nathan Thornburgh

Galeria Manifesto | Entrada Livre

Nathan Thornburgh senta-se com o fotógrafo Eduardo Leal para um conversa intimista e aberta sobre o significado de narrativa de viagem. Através das experiências do Nathan com a Roads & Kingdoms e da produção, para a CNN, da plataforma “Anthony Bourdain: Explore Parts Unknown”, gera-se um debate sobre a viagem como protagonista. Esta conversa pretende fazer-te questionar sobre as diferenças entre jornalismo, reportagem e narrativa de viagem.

Aproveita a oferta de restauração do Mercado de Matosinhos para o teu jantar.

21h30 - 23h30
3ª Sessão de Cinema Aventura
Mercado de Matosinhos | Entrada livre

Filmes:
anunciar em breve

 

 
 

Domingo, 15 Setembro

10h00 - 11h00
Conversa ”Miúdos Feitos de Liberdade” com Filomena Moura
Galeria Manifesto | Entrada Livre

Há cada vez mais pais que estão a recorrer ao outdoor e à viagem para educar a próxima geração com base nos valores de descoberta, empatia e conhecimento. Nesta conversa com a Filomena Moura, responsável pela plataforma “Miúdos feitos de liberdade”, ouvimos as suas histórias, dilemas e ideais para uma educação baseada no respeito, na vontade de experimentar e na liberdade.

10h00
Abertura Espaço VR

Manifesto | Entrada Livre

Para encerrar o espaço de realidade virtual da Samsung, durante o dia de hoje podes assistir a uma seleção de vídeos.

10h00 - 12h00
Instameet “O Mundo numa Rua” com Rita Andrade

Manifesto | Limitado a 15 participantes

Queremos levar-te numa experiência de viagem, (quase) sem saíres do sítio. Nesta manhã de domingo, vais ser guiado pela Rita Andrade, autora da conta de Instagram @ritandtheworld e nomeada pela revista Fugas como uma das “Dez viajantes portugueses que queremos seguir (até ao fim do mundo)” para um Instameet original. O ponto de encontro é no Manifesto, mas o destino é a Rua Heróis de França. Lá, vamos imaginar que estamos em viagem, e fotografar a rua como se esta fosse uma cidade inteira. Olhos bem abertos e atenção aos detalhes, as vivências desta rua dão para encher uma galeria inteira.

11h30 - 13h00
Estreia do filme “Mountain of Storms”

Espaço Fujifilm | Entrada Livre

Em 1968, cinco amigos partiram da California em direcção à Patagónia. O objectivo: escalar o implacável Fitz Roy. Percorrendo a rudimentar estrada Pan Americana, vaguearam pela a espinha dorsal da América do Sul, onde surfaram em Chicama e desceram de ski os vulcões do Chile. Chegados a El Chaltén, na Argentina, enfrentaram o terrível clima da Patagónia até que, após 31 dias presos numa gruta de gelo, alcançaram o cume do Fitz Roy. No centro desta aventura estava Doug Tompkins, o fundador da The North Face, e Yvon Chouinard, que viria a criar a marca de roupa Patagónia. O documentário da viagem, filmado pelo Lito Tejada-Flores, definiu uma geração, mas ficou esquecido nos arquivos até agora.

11h30 - 13h00
Debate “O impacto dos conteúdos online na sustentabilidade dos destinos”

Galeria Manifesto | Entrada Livre

A Associação de Bloggers de Viagem Portugueses promove um debate sobre o impacto que os criadores de conteúdo de viagens podem ter num determinado destino. Através da discussão de temas como a geolocalização, e da análise de casos reais, este painel pretende fomentar a reflexão sobre as consequências daquilo que partilhamos online quando viajamos.

11h30 - 13h00
Debate “A Conservação de Natureza em Portugal”

Manifesto | Entrada Livre

Nesta conversa dedicada à Conservação de Natureza em Portugal, juntamos personalidades de destaque do movimento ambientalista nacional para um debate sobre o que melhor se faz no país, os principais desafios na conservação e o papel dos cidadãos nesta causa. Junta-te a nós e descobre como podes, também tu, ter um papel activo na preservação da natureza em Portugal.

Aproveita a oferta de restauração do Mercado de Matosinhos para o teu almoço.

15h00 - 16h00
Apresentação “One Man Band” por Guiga Pirá
Galeria Manifesto | Entrada Livre

As histórias que normalmente ouvimos são as de sucesso. Feitos gloriosos de fotógrafos e videografos conceituados que nos mostram que tudo é possível. Nesta apresentação queremos mostrar o caminho, nem sempre fácil, para se chegar a esse sucesso? Guiga Pirá está a fazer esta jornada e partilha, de uma forma honesta e crua, como é a sua vida de freelancer. No fim de 2018 o Guiga esteve no Brasil a filmar o seu novo filme e está neste momento na fase de edição. Ao longo desta conversa, vai falar do que o motiva a investir o seu tempo em filmes sobre causas ambientais, das dificuldades de financiamento e do desafio que é estar no terreno, sozinho, a tentar levar tudo a bom porto.

15h30 - 16h30
Conversa “Mulheres em Viagem”
Manifesto | Entrada Livre

Viajar é bem mais seguro para uma mulher do que para um homem. E viajar sozinha é uma experiência única, sem nada de assustador. Neste painel, Filipa Chatillon senta-se com a Berta BB Couto e com a Ana Mineiro para falar sobre o que significa viajar enquanto mulher. Uma conversa que promete desmistificar medos e abrir horizontes. No final, desafia a Filipa, a Berta e a Ana a partilharem as suas experiências sobre a primeira vez que viajaram sozinhas.

16h30 - 17h30
Conversa “LE~JOY” com João Sousa
Galeria Manifesto | Entrada Livre

João Sousa é um realizador e fotógrafo que usa o surf para exprimir o seu lado mais criativo. Nesta conversa, o João Sousa, aka Le Joy, leva-nos pelo seu universo e processo de criação. No seu estúdio, alia-se a criativos de diferentes áreas para colaborações no âmbito da multimédia em projetos editoriais e comerciais. Assiste a esta conversa e descobre como podes transformar os teus interesses, em matéria-prima para novos projetos.

16h30 - 17h30
Apresentação “Bastidores National Geographic Portugal” com António Campos
Espaço Fujifilm | Entrada Livre

António Luís Campos é um fotógrafo veterano, tendo assinado mais de 50 reportagens para a National Geographic Portugal. Nesta apresentação, o António leva-nos aos bastidores das reportagens, mostrando o processo e as aventuras inerentes à captação destas histórias. Prepara as tuas perguntas e descobre o que é preciso para publicares o teu trabalho em revistas de especialidade.

17h30 - 19h00
Festa de Encerramento

Monster Jinx | Entrada Livre

A crew do Monster Jinxs abre as portas do seu estúdio para a festa de encerramento do festival. Num terraço conhecido por ter uma das melhores vistas sobre Matosinhos, entregamos os prémios para a melhor curta metragem nacional, dentro das temáticas da viagem, do surf, da aventura ou da montanha, com base na escolha do público e do júri. Vem celebrar connosco e terminar esta edição do Festival de Cinema Aventura da melhor maneira.

 
 

Organização

 
LOGO combo-03.png