Patagónia & Rios Livres

 

Os rios da Europa estão em perigo. A construção de cada vez mais barragens, sob o mote das energias renováveis e limpas, está a destruir habitats naturais e a desalojar populações. Ao contrário da energia solar ou eólica, a energia hidráulica tem sido responsável por levar espécies à extinção, prejudicar as comunidades locais e  agravar os efeitos das alterações climáticas. 

Yvon Chouinard, fundador da marca Patagónia, acredita que uma das missões da sua marca é a sensibilização para a proteção do nosso planeta - e isso inclui prestar atenção a ameaças que possam estar a ser desvalorizados ou incompreendidas. É neste contexto que surge o filme “Blue Heart”, uma chamada de atenção para o impacto real da construção de barragens nos rios europeus.

No seguimento da projeção do filme “Blue Heart”, promovemos - em associação com a Surfrider Foundation e a GEOTA - um debate sobre a preservação dos nossos recursos hídricos. Este debate quer esclarecer o impacto real da construção de barragens nos rios portugueses.

 
Tiago Costa